quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A tecnologia estimulando o raciocínio.

Imagem disponível em :http://lrc.araujo.sites.uol.com.br/professor.gif



Gente, navegando na net me deparei com um texto muito legal que chamava atenção para as tecnologias e o uso em sala de aula .Achei interessente a maneira como as TIC foram apresentadas, não como dispersor de atenção , mais sim como estimulador de raciocinio .
Vou deixar o link aqui , Professor da geração Y vê tecnologia como estímulo ao raciocínio ,leiam e depois comentem, achei o texto leve e realista pricipalmente quando diz :O aluno de hoje faz parte da geração Y, ou da geração M, de multimeios. E os professores também. A renovação de conhecimento precisa ser constante. Para os dois. Legal
Vamos ficar atentos, pois o tempo do professor que está ai na imagem está com os dias contados.


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Criação de hipertexto pelos escolares

Aula para criação de hipertexto
Tema : Histologia
Objetivos de aprendizagem -Após a realização da atividade os alunos deverão ser capazes de identificar os tipos de Tecido, sua localização no ser humano e sua importância
Etapas das atividades
Aula 1- Aula expositiva
o Introdução ao estudo da histologia
o Apresentação de slides utilizando o monitor educacional
o Apresentação da proposta do hipertexto
Tempo- 100 min (duas aulas)
Local : sala de aula

Aula 2-Aula prática
Criação do Blog dos grupos
Elaboração do hipertexto sobre histologia animal
Publicação dos textos no blog individual dos grupos Tempo-100 min (duas aulas)

Recursos necessários - Monitor educacional e laboratório de informática
Competências e conhecimentos prévios dos alunos -informática básica, internet, Introdução ao estudo da histologia
Forma de avaliação : a avaliação será feita após publicação de hipertexto no blog dos escolares.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Celular em sala de aula

Atividade elaborada para utilização do vídeo na sala de aula

Objetivo: Utilizar a reportagem exibida no Fantástico para incentivar o uso do celular como ferramenta pedagógica.
Olá alunos , vou postar hoje uma reportagem exibida no fantástico, achei interessante pelas possibilidades que podemos ter ao utilizar o celular como ferramenta pedagógica.
Vamos deixar claro que a parte que nos interessa é a utilização como recurso pedagógico, a utilização com outras finalidades não nos interessa nesse momento.
Depois que vocês assistirem ao filme registrem aqui sua impressões e, a forma que você utilizaria o celular como uma ferramenta tecnológica para lhe auxiliar nos trabalhos escolares.
O nosso objetivo é está sempre buscando novas alternativas para que nossas aulas fiquem mais dinâmicas.



Trabalho elaborado por: Carine, Noilma e Ritta Conrado

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Hipertexto

Você já ouviu falar em hipertexto? Então, O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceituais. Sim, vai clicando e descobrindo muitos outros caminhos que podem ir a várias direções.
Direções estas que você é quem vai conduzir dependendo de onde quer chegar. Assim, ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita;
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como "navegação''.


Referência
http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html
http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.html.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Portifólio

Sabe gente, cada vez que você faz um curso , você cresce .Isso todo mundo já sabe não é? O crescimento acontece paulatinamente quando buscamos um aperfeiçoamento dentro do assunto que estamos interessados. E o caso do PROINFO 120 , curso bom, bem formatado ,atual ,gostei.
Bom por causa do PROINFO cá estou pra fazer um portifólio e postar aqui minha descobertas, como sou uma observadora curiosa, então terei algumas coisas para colocar aqui.
Para começar vamos falar em hipertexto ? Sim , você clica no link e vai descobrindo muitos outros caminhos que podem ir em várias direções. Pense sobre o assunto e complete essa informação aqui


Referência

http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Afinal o que é DST ?

Imagem disponível em: http://www.adolescencia.org.br/

"Doenças sexualmente transmissíveis são infecções transmitidas através de uma relação sexual com alguém que já seja portador da infecção".
Sempre que falamos em DST algumas dúvidas surgem , para termos certeza é necessário pesquisa e a consulta a profissionais especializados, entre fatos e boatos aqui alguns relacionados
quando nos referimos as DSTs.
Então, é Fato ou Boato?

1-Que a AIDS é uma doença que não tem cura é um FATO. Mas que os/as portadores/as do HIV tenham que ser excluídos/as da vida social é puro BOATO.
2-Que as DST podem ser transmitidas através de uma relação sexual sem proteção é um FATO. Mas que lavar o órgão genital depois da relação evita a contaminação é puro BOATO.
3-Que as DST são doenças que se pegam através do sexo é FATO, Mas que usar a mesma toalha que outra pessoa pegue doença é puro BOATO.
4-Que a AIDS é uma doença contagiosa é um FATO, Mas que seja transmitida através de picada de inseto é puro BOATO.
5-Que muitas mulheres não percebem que estão com DST é FATO. Mas que por isso as mulheres não pegam as DST é puro BOATO.
6-Que algumas DST são simples de tratar é FATO. Mas que procurar um farmacêutico é suficiente é puro BOATO.
7-
Que o Chato é um tipo de piolho transmitido por Relações Sexuais é um FATO, Mas que se uma pessoa com chato ficar dentro da piscina por muito tempo consegue acabar com os piolhos é puro BOATO.
8-Que a camisinha é a única forma de proteção contra a AIDS é um FATO, Mas que duas camisinhas protegem mais do que uma é puro BOATO.
9-
Que todos os tipos de relações sexuais podem transmitir AIDS é FATO, Mas que se o homem não ejacular não tem perigo de pegar AIDS é puro BOATO.
10-
Que todas as pessoas estão expostas ao vírus da AIDS é FATO. Mas que homem que só transa com mulher não pega AIDS é puro BOATO.