quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Sugestão de Aula Hipermídia














Gif disponível em : http://www.adolescencia.org.br/portal_2005/secoes/saiba/saiba_mais_dst.asp?secao=saiba&tema=dst


Aula publicada no Portal do Professor

Autora: Ritta de Cássia Conrado de Almeida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Mostrar e alertar os escolares, por meio de leitura de imagens, apresentação de vídeos e aula expositiva, os riscos de se contrair as Doenças Sexualmente Transmissíveis-DST, de modo a capacitá-los sobre a importância do conhecimento sobre o assunto para o entendimento dos processos de contaminação, bem como os cuidados que devemos ter com o corpo para a prevenção das DST.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Reprodução,
  2. Aparelho reprodutor masculino
  3. Aparelho reprodutor feminino
Estratégias e recursos da aula

1. NA SALA DE AULA:04 aulas de 50 minutos

02 aulas de 50 minutos para:

-Aula expositiva

-Exibição de Vídeo: Historia de todos nós

- Debate e apresentação da proposta de trabalho de conclusão a ser apresentado por equipe

Proposta de trabalho: Os alunos deverão produzir um filme em grupo (entrevista, música , encenação) utilizando os aplicativos impress e movie maker , onde deverão abordar o conteúdo DST . A produção será

exibida no monitor educacional e publicado no Blog CEI Ciências

02 aulas de 50 minutos para:

-Apresentação das produções dos escolares

2. NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:

02 aulas de 50 minutos para :

  • Apresentação do Blog Cei Ciências criado para participação e interação da turma.

  • Edição dos filme com material previamente elaborado pelos alunos.

3. EM OUTROS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM:

- internet.

texto

Recursos Complementares
Avaliação
Avaliação acontecerá de forma processual observando a criatividade, interação e conteúdo abordado .

Aula

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O mito da telinha

Como estou sempre buscando , encontrei esta poesia sobre o o texto O mito da telinha- ou o paradoxo do fascínio da educação mediada pelo computador, de Graziela giusti Pachane, sei que vocês também vão gostar.

O MITO DA TELINHA


A tecnologia, se usada para o bem

Não tem contra-senso também.

É como os demais instrumentos.

Pra usá-los é preciso entendimento.


Não só a tecnologia

Deve ser usada com maestria.

É preciso competência

Pra fazer a diferença.


Temos aí a reciclagem

Contribuindo para a aprendizagem.

Por que o uso do computador

Pode tornar-se ameaçador?


Quando usado na escola

O computador não extrapola.

Tem a presença do professor

Para ser o condutor.


Quando a busca pelo saber

Vem de encontro ao nosso querer,

A tecnologia mais avançada

Pode ajudar nesta jornada.


No uso do computador

Não se é mero espectador.

Vai existir a interação

Com a nossa participação.


O computador é um aliado

Na luta pela educação.

Serão muitos os beneficiados

Com a sua inserção.


O que está no contexto,

Sobre o uso do computador,

Depende muito do êxito

Daquele que é professor.


Bem menciona Rubem Alves,

Sobre a caverna platônica,

As sombras não eram explicáveis.

Na época eram antagônicas.


O mito da telinha

lembra o mito da caverna.

Numa cultura mesquinha,

O conhecimento se hiberna.



Maria Luiza Florentino


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Interfaces para comunicação e interação












1 - Descrição

Descrição conceitual do tema, ambiente ou recurso selecionado.

As novas tecnologias digitais estão alcançando os mais diversos setores da sociedade e o Brasil participa ativamente desta evolução tecnológica. O Orkut, site de relacionamentos do grupo Google, é uma boa prova disto, já que os brasileiros formam a maior parte dos usuários do mundo inteiro. Sendo assim, ele não pode mais ser discriminado nas instituições educacionais como vêm ocorrendo. É hora da escola se apropriar dele e utilizá-lo em benefício da educação. Assim, o ORKUT é uma comunidade virtual afiliada ao Google, criada em 22 de janeiro de 2004 e, tem como objetivo ajudar seus membros/ usuários a criar novas amizades, manter relacionamentos e acessar comunidades em busca de novas informações e troca de experiências conforme o assunto de sua preferência.

* Quais os objetivos de uso do tema, ambiente ou recurso?

Estabelecer uma maior interação entre os escolares e entre os escolares e o professor, despertando o lado crítico e reflexivo do aluno.

* Quais as formas usuais de utilização?

Criação de comunidades onde os escolares participam de Fórum de debates, com questões estabelecidas pelo professor.

* Quem já os utilizou em educação? Quem está utilizando?

Quem já utilizou ainda precisamos pesquisar, encontramos alguns trabalhos indicando o uso do Orkut na sala de aula. Quem está utilizando é a Professora Ritta Conrado no Colégio Estadual de Itabuna com os escolares da 7ª série do Ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio

* Dê exemplos de utilização em atividades com alunos.

O professor em sala de aula explica o assunto e depois lança os questionamentos no fórum da comunidade. A comunidade é criada para um curso especifico , se 7ª série todos os alunos daquele professor fazem parte da mesma comunidade assim eles participam, respondem aos questionamentos e fazem outros questionamentos, dúvidas são tiradas e o relacionamento professor/aluno fica mais estreito.


2 - Análise

* Quais as limitações de uso do tema, ambiente ou recurso? Quais as potencialidades?

Os arquivos postados na comunidade são pequenos, mas temos que observar que é ambiente virtual gratuitamente acessível, possui uma interface simples e as possibilidades que oferece são atrativas. E ainda podemos contar com a possibilidade de estender o contato virtual permitindo que a parte não presencial da aula feita nos ambientes virtuais seja acessada pelos alunos que não tem computadores ou Internet em casa, em centros culturais, bibliotecas públicas e até mesmo em Lan- houses com um preço por hora acessível a muitos deles. As escolas continuam com o compromisso de se informatizarem, mas também, não podemos nos utilizar disso para adiarmos ainda mais o acesso dos alunos às mídias digitais até que as escolas se equipem.

* Quais as críticas? Quais as inovações que propõe?

Poder colocar arquivos maiores, filmes, música. Sei que existem outros ambientes que nos possibilitam esses recursos, mas não são tão populares e fáceis de mexer como o ORKUT

* Quais as oportunidades de uso em educação?

Sempre, todo aluno tem ORKUT, é um serviço gratuito.

Por Ritta Conrado

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Hipertexto e Blog





Os alunos do 1MM1 do Colégio Estadual de Itabuna derão show no laboratório de informática.

Após apresentação da proposta de trabalho os alunos foram para o laboratório de informática e se dividiram em 6 grupos ,criaram um blog onde postaram o hipertextos sobre Histologia . Aqui estão os links para os textos que foram criados. Cei em foco , criado por Maria Luiza, Ádina, Ana Carolina, Jamile e Gustavo; Amigos Cobras, criado por Uerico, Neilton, Tales, Cleiton e Rodrigo; Diego Silva ,criado por Atila, Alex, lázaro , Jocélio e Diego; Blog Cei, criado por Ueudes, Alice, Priscila,Joadson e Kaise; Cei Mary , criado por Maryana, Adriele, Josiane, Daise e Erica Macedo ; Alunas Eficientes criado por Erica Souza, Nathalky, Ana Lais, Crislane e Jocielma.

Momentos no laboratório do Colégio.Mais fotos no http://fotolog.terra.com.br/rittaconrado