Blog destinado a postagem de projetos educacionais, web quest e outros objetos de aprendizagem que possam facilitar e encurtar a distância existente entre professor/professor/aluno visando um caminho alternativo para contribuir de maneira dinâmica e prazerosa no processo ensino e aprendizagem.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Interfaces para comunicação e interação
1 - Descrição
Descrição conceitual do tema, ambiente ou recurso selecionado.
As novas tecnologias digitais estão alcançando os mais diversos setores da sociedade e o Brasil participa ativamente desta evolução tecnológica. O Orkut, site de relacionamentos do grupo Google, é uma boa prova disto, já que os brasileiros formam a maior parte dos usuários do mundo inteiro. Sendo assim, ele não pode mais ser discriminado nas instituições educacionais como vêm ocorrendo. É hora da escola se apropriar dele e utilizá-lo em benefício da educação. Assim, o ORKUT é uma comunidade virtual afiliada ao Google, criada em 22 de janeiro de 2004 e, tem como objetivo ajudar seus membros/ usuários a criar novas amizades, manter relacionamentos e acessar comunidades em busca de novas informações e troca de experiências conforme o assunto de sua preferência.
* Quais os objetivos de uso do tema, ambiente ou recurso?
Estabelecer uma maior interação entre os escolares e entre os escolares e o professor, despertando o lado crítico e reflexivo do aluno.
* Quais as formas usuais de utilização?
Criação de comunidades onde os escolares participam de Fórum de debates, com questões estabelecidas pelo professor.
* Quem já os utilizou em educação? Quem está utilizando?
Quem já utilizou ainda precisamos pesquisar, encontramos alguns trabalhos indicando o uso do Orkut na sala de aula. Quem está utilizando é a Professora Ritta Conrado no Colégio Estadual de Itabuna com os escolares da 7ª série do Ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio
* Dê exemplos de utilização em atividades com alunos.
O professor em sala de aula explica o assunto e depois lança os questionamentos no fórum da comunidade. A comunidade é criada para um curso especifico , se 7ª série todos os alunos daquele professor fazem parte da mesma comunidade assim eles participam, respondem aos questionamentos e fazem outros questionamentos, dúvidas são tiradas e o relacionamento professor/aluno fica mais estreito.
2 - Análise
* Quais as limitações de uso do tema, ambiente ou recurso? Quais as potencialidades?
Os arquivos postados na comunidade são pequenos, mas temos que observar que é ambiente virtual gratuitamente acessível, possui uma interface simples e as possibilidades que oferece são atrativas. E ainda podemos contar com a possibilidade de estender o contato virtual permitindo que a parte não presencial da aula feita nos ambientes virtuais seja acessada pelos alunos que não tem computadores ou Internet em casa, em centros culturais, bibliotecas públicas e até mesmo em Lan- houses com um preço por hora acessível a muitos deles. As escolas continuam com o compromisso de se informatizarem, mas também, não podemos nos utilizar disso para adiarmos ainda mais o acesso dos alunos às mídias digitais até que as escolas se equipem.
* Quais as críticas? Quais as inovações que propõe?
Poder colocar arquivos maiores, filmes, música. Sei que existem outros ambientes que nos possibilitam esses recursos, mas não são tão populares e fáceis de mexer como o ORKUT
* Quais as oportunidades de uso em educação?
Sempre, todo aluno tem ORKUT, é um serviço gratuito.
Por Ritta Conrado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
esse blog esta bombando ta legal!!!!!!!!!
ResponderExcluir