quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O mito da telinha

Como estou sempre buscando , encontrei esta poesia sobre o o texto O mito da telinha- ou o paradoxo do fascínio da educação mediada pelo computador, de Graziela giusti Pachane, sei que vocês também vão gostar.

O MITO DA TELINHA


A tecnologia, se usada para o bem

Não tem contra-senso também.

É como os demais instrumentos.

Pra usá-los é preciso entendimento.


Não só a tecnologia

Deve ser usada com maestria.

É preciso competência

Pra fazer a diferença.


Temos aí a reciclagem

Contribuindo para a aprendizagem.

Por que o uso do computador

Pode tornar-se ameaçador?


Quando usado na escola

O computador não extrapola.

Tem a presença do professor

Para ser o condutor.


Quando a busca pelo saber

Vem de encontro ao nosso querer,

A tecnologia mais avançada

Pode ajudar nesta jornada.


No uso do computador

Não se é mero espectador.

Vai existir a interação

Com a nossa participação.


O computador é um aliado

Na luta pela educação.

Serão muitos os beneficiados

Com a sua inserção.


O que está no contexto,

Sobre o uso do computador,

Depende muito do êxito

Daquele que é professor.


Bem menciona Rubem Alves,

Sobre a caverna platônica,

As sombras não eram explicáveis.

Na época eram antagônicas.


O mito da telinha

lembra o mito da caverna.

Numa cultura mesquinha,

O conhecimento se hiberna.



Maria Luiza Florentino


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