terça-feira, 20 de outubro de 2009

Hipertexto

Você já ouviu falar em hipertexto? Então, O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceituais. Sim, vai clicando e descobrindo muitos outros caminhos que podem ir a várias direções.
Direções estas que você é quem vai conduzir dependendo de onde quer chegar. Assim, ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita;
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como "navegação''.


Referência
http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html
http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, bom que você vai comentar!